26 de setembro de 2007

O TERRÍVEL MONSTRO QUE ME ATORMENTA A NOITE:


A batalha contra os pernilongos


"Esse bicho é um chato!",

Você pensa depois de uma noite mal-dormida por causa do zumbido e das picadas dos pernilongos. Pois sinto lhe informar que se trata de uma chata, pois só a fêmea do pernilongo pica!

Quatro mil espécies (tipos) de pernilongos, com hábitos bem diferentes, voam pelos ares. Mas algo eles têm em comum: todos passam uma parte da vida na água e outra no ar. Para nutrir os ovos, que serão colocados na água, as fêmeas de algumas espécies precisam de sangue. Ao picar o homem e outros animais, elas obtêm o sangue de que necessitam. O problema é que alguns pernilongos carregam em seus corpos microrganismos causadores de doenças (malária, febre amarela e dengue, por exemplo). Ao sermos picados, podemos pegar uma dessas enfermidades.

AGORA IMAGINE A MINHA SITUAÇÃO: SE EXISTEM CERCA DE QUATRO MIL TIPOS, GARANTO A VOCÊS QUE PELO MENOS TRÊS MIL ESTÃO MORANDO LÁ EM CASA!

Dia 26 de Setembro

E foi no ano de 1995, que Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei dos Juizados Especiais.
Pautada na celeridade, informalidade, simplicidade.
E no que se transformou? Uma bagunça: escritório de cobrança para pequenas empresas, fonte de injustiças para quem é pobre, fonte se cerceamento para quem pode.

ABAIXO O JUIZADO!

20 de setembro de 2007

EU ESPERO

Eu Espero
Fábio de Melo, scj

Se você soubesse o quanto é intenso no meu peito
O amor que eu tenho por você e o que guardo aqui
dentro
Se você voltasse sempre, se houvesse intimidade
Certamente deixaria de implorar por outro amor
Na distância é tão difícil ser amigo de alguém
Olhe para mim, eu preciso lhe dizer

Que eu espero por você
E não me canso de esperar
A porta aberta vou deixar
Se quiser pode voltar
E eu espero por você
E não me canso de esperar
Meu coração se alegrará
Quando você se aproximar

Se você se aproximasse do meu peito transpassado
Se aos pés da cruz ficasse, saberia o que é o amor
Se o amor que me oferece é tecido de palavras
Eu lhe estendo os meus braços, mostro em gesto o que é
o amor
Na distância é tão difícil ser amigo de alguém
Olhe para mim, eu preciso lhe dizer


Hoje dia 20 de setembro, inicia-se o Cursilho Masculino para Jovens na Cidade de Formiga/MG.
Para quem não conhece essa é a música que marcou o meu cursilho, a que mais me tocou, que me tirou da indiferença. A pessoa que tocou no dia se chama Joelma, foi a primeira vez que ouvi tal música, e sai de lá sabendo-a em todos os detalhes.

A REVOLUÇÃO FARROUPILHA COMEMORA 172 ANOS

Hoje, dia 20 de setembro de 2007, presenciamos os 172 anos de inicio da rebelião mais longa do período Regencial. Foi no ano de 1835, graças as circunstâncias históricas, econômicas e culturais, e quem sabe o estreito relacionamento do povo gaúcho com o Uruguai, conduziram para tal revolução.
A Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, recebeu seu nome dos pobres esfarrapados que compunham a maioria da tropa insurgente, embora fosse liderada pelos estancieiros (fazendeiros de gado do Sul do país).
LUTAVAM PELO QUE:
1) Reivindicavam maior autonomia provincial;
2)redução dos altos impostos que incidiam sobre o charque (carne-seca) gaúcho.
A Revolução Farroupilha teve início em 1835, quando Bento Gonçalves, filho de um rico proprietário de terras no Rio Grande do Sul, tomou a cidade de Porto Alegre, depondo o presidente da província.
No Ano seguinte, os revoltosos proclamaram a República Rio-Grandense, com sede na Vila Piratini. Logo a revolta alastrou-se pelo sul do país, atingindo Santa Catarina, onde foi proclamada a República Juliana, com o auxílio de Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi, líder revolucionário italiano que participou ativamente do movimento.
Influência da Casa das Sete Mulheres, talvez, mas que mulher não se recorda da sensibilidade da personagem Manuela.
A revolução Farroupilha foi marcantemente linda!


Sete Vidas(Adriana Mezzadri)

Sete estrelas presas no giro
Da roda do céu
Sete flores dançam no pampa
No sul do Brasil
Sete mãos de fadas destrançam
Intrincados nós
Sete cruzes
Sete rosários
Velando por nós

#refrão#
Se a vida é uma longa espera
Então ensina-me a te esperar
Se a vida é breve primavera
Deixe-nos dela beber e já......

Sete rosas rubras de fogo
Amor e paixão
Sete velas luzem por nós
Na escuridão
Sete vidas tecendo tempo
De quem anda só
Sete cartas
Sete destinos
Se fundem num só

#refrão#

Sete rosas rubras de fogo (sete rosas rubras de fogo)
Amor e paixão
Sete velas luzem por nós (sete velas luzem por nós)
Na escuridão
Sete vidas tecendo tempo (sete vidas tecendo tempo)
De quem anda só
Sete cartas (sete cartas)
Sete destinos (sete destinos)
Se fundem num só

Vida...
Longa espera...
Breve Primavera...

Sete vidas tecendo o tempo
Amor e paixão...

17 de setembro de 2007

Santa Hildegarda


Hildegarda, descendente de nobre e riquíssima família alemã, nasceu no castelo de Böckekheim, na bela região do rio Reno, em 1098. Como era o costume na época, aos oito anos de idade foi entregue aos cuidados de religiosas, mais especificamente da abadessa Jutta, do convento das monjas beneditinas. Alí recebeu primeiros fundamentos dos ensinamentos de Cristo, aprendendo o desapego que deveria ter com as coisas e vaidades mundanas.

Assim, depois de conhecer e conviver na comunidade religiosa, Hildegarda pediu para ser aceita entre as beneditinas, ingressando como noviça sem dificuldade alguma. Quando, em 1136 a superiora Jutta morreu, a direção do mosteiro passou para as mãos de Hildegarda. Além deste convento sob seu governo, ela fundou outros dois: em 1147 o de Bingen e, em 1165 o de Eibingen, ambos na Alemanha.

Desde a infância ela apresentava uma personalidade muito carismática e um alto grau de elevação mística. Aos poucos, esses dons acabaram se manifestando como visões, definidas por ela mesma como "lux vivens", ou seja, luz vivificante. Um dia, Hildegarda ouviu uma voz superior, que ela identificou como do Espírito Santo, ordenando-lhe que escrevesse todas as revelações que lhe eram feitas.

Apesar de não ser letrada, Hildegarda acabou por desenvolver uma grande atividade literária. Por estes dons, acabou adquirindo muito conhecimento sobre medicina e ciências naturais, transmitidos depois por livros precisos que escreveu sobre essas matérias reconhecidos cientificamente. Mas o seu talento enciclopédico se expressou em particular no canto e música. Ela foi talvez a primeira mulher musicista da História da Igreja católica.

O final de sua vida foi muito sofrido e amargurado. Além de estar muito doente, ainda foi vítima de injustiças e mentiras, devido ao seu rigor como superiora séria e disciplinada.
Aos oitenta e dois anos, no dia 17 de setembro de 1179, Hildegarda morreu, no seu convento de Bingen. Pôde, finalmente, ir descansar ao lado do Senhor.

Esta mulher extraordinária, mística beneditina, cientista, conselheira de bispos e imperadores, seguiu influenciando a espiritualidade católica, mesmo depois de sua morte, através de seus escritos, traduzidos em quase todas as línguas do mundo. Fazendo isto desde a Idade Média até os nossos dias. No século XX, em 1921, ainda a influência do seu carisma, inspirou a criação uma nova congregação, a das Irmãs de Santa Hildegarda.

Com a fama de sua santidade reconhecida ainda em vida, fez com que vigorasse um culto expressivo e ininterrupto, mantido entre os fieis do mundo todo. O local de sua sepultura tornou-se um dos centros de peregrinação mais visitado. Santa Hildegarda teve a sua veneração litúrgica autorizada pela Igreja, para ser comemorada no dia de sua morte.

15 de setembro de 2007

Bom Demais!






Este filme é muito bom.
O enredo é divertido, e como quase todos os filmes infantis, tem cunho moral.
E o melhor tem umas lesminhas que cantam.

SUJEIÇÃO DAS MULHERES


Nunca quis ler este livro.
Sempre que olhava para o mesmo na estante imaginava que seria um livro contra as mulheres, principalmente por ter sido publicada no ano de 1869. Mas reconheço que estava enganada. Esta semana terminei de ler. É um livro maravilhoso, principalmente pela época em que foi escrito.

Todos os pensamentos do autor condizem para o reconhecimento da igualdade de direito entre homens e mulheres.
Ele acredita que as mulheres sã tidas como inferiores, apenas por serem diferentes dos homens. E o homem em sua Santa ignorância tende a ser contrário a quase tudo que desconhece. E o melhor ele defende a igualdade.
Stuart Mill, subiu cem pontos no meu conceito. Trata-se de uma obra atemporal.

14 de setembro de 2007

Sailor Moon




Sailor Moon

Todas as garotas adoravam este desenho, e comigo não poderia ser diferente.

Meu Brinquedo Preferido

Quem eu Seria?


Ontem conversando com algumas amigas, em meio a uma série de divagações, surgiu um questionamento daqueles bem bestas. Na hora achei meio estranho responder e me omiti. Mas hoje pensando um pouco melhor, talvez por influência de Rubens Alves, decidi: se eu fosse escolher um animal que gostaria de ser, com certeza seria uma linda borboleta.

Oração


Oração
Ó imaculada Virgem
Mãe de Deus e nossa Mãe:
ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças
sobre os que vos pedem cheios de confiança
na Vossa poderosa intercessão
inúmeras vezes manifestada
pela Medalha Milagrosa,
embora reconhecendo a nossa indignidade
por causa de nossas numerosas culpas,
acercarmo-nos de vossos pés
para vos expor durante esta Novena
as nossas mais prementes necessidades...

(um instante de silêncio)

Concedei-nos, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa,
este favor que, confiantes,
vos solicitamos para major glória de Deus,
engrandecimento do Vosso Nome,
e bem de nossas almas,
e para melhor servirmos ao Vosso divino Filho,
inspirai-nos um profundo ódio ao pecado
e dai-nos a coragem
de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa


A MEDALHA MILAGROSA

Ela se chamava Catarina, ou Zoé, para os mais íntimos. Catarina Labouré( pronuncia-se “Laburrê”) veio ao mundo em 1806, na província francesa da Borgonha, sob o céu de Fain-Les-Mouutiers, onde seu pai possuía uma fazenda e outros bens. Aos nove anos perdeu a mãe. Abalada pelo rude golpe, desfeita em lágrimas, Catarina abraça uma imagem da Santíssima Virgem e exclama: “ De agora em diante, Vós sereis minha mãe!”.
Nossa Senhora não decepcionará a menina que se entregava a Ela com tanta devoção e confiança. A partir de então, adotou-a como filha dileta, alcançando-lhe graças abundantes, que fizeram crescer sua alma boa e generosa.
Em 1830, contava com 23 anos, e consegue vencer a resistência do pai que a impedia de seguir a vocação religiosa.

PRIMEIRA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA

A primeira teve lugar na noite de 18 para 19 de julho de 1830, data em que as Filhas da Caridade celebram a festa de seu santo Fundador.
Com as mãos apoiadas sobre os joelhos de Nossa Senhora, Catarina ouvia a mensagem que Ela lhe trazia do Céu. Dando prosseguimento à sua narrativa, recorda-se estas palavras da Mãe de Deus:
_ Minha filha, agrada-me derramar minhas graças sobre esta comunidade em particular. Felizmente Eu a amo muito. Mas estou triste, por causa dos grandes abusos contra a regularidade. A regra não está sendo observada. Há um grande relaxamento.(...). Grandes calamidades virão. O perigo será imenso. Não temas! Deus e São Vicente protegerão a comunidade. Eu mesma estarei convosco. Tenho sempre velado por vós e vos concederei muitas graças.(...)

FATOS QUE CONFIRMAM A APARIÇÃO:

As profecias contidas na visão de Santa Catarina cumpriram-se em duas etapas, a primeira das quais aconteceu uma semana após aquela bendita noite: em 27 de julho explodiu nas ruas de Paris a chamada “Revolução de 1830”, trazendo pertubações sociais e políticas que derrubaram o rei Carlos X.
NOVA CONFIRMAÇÃO:
Quatro décadas depois, no fim de 1870, a França e a Alemanha se enfrentaram num sangrento conflito.
Ainda, os revoltos fuzilaram o Arcebispo de Paris, Dom Darboy. Vinte e um eclesiásticos foram massacrados ao lado de outros prisioneiros.

13 de setembro de 2007

Ponderação de Valores

Até quando as pessoas se irão se comportar como se a educação fosse a única determinante em toda a sociedade.
Como se não existissem valores que possam ser considerados universalmente válidos. A vida é muito complexa, e não apenas eu mas toda uma coletividade, reconhece que ser diferente, não significa ser contrario a tudo.
Valores mudam de região para região. Mas acreditar que não existe nada de comum entre sociedades é puro simplismo.
Ponderar como mera atribuição de valores é fácil. O complexo é inseri-los no contexto social, politico e religioso e ainda assim acreditar que podem ser universalmente válidos.

A Vida Sexual da Mulher Feia


UM LIVRO TERRÍVEL:

Pode parecer assustador o título, mas o livro realmente é terrível.
Faz com que qualquer mulher diante das pequenas situações se sinta um tantinho feia. A começar pelo nome, que recebeu de seus pais.
É um livro muito divertido, daqueles que se lê em uma única sentada.
Fica aí a dica, se você quiser rir muito e se sentir meio feia, a obra é muito indicada.





Meus Oito Anos
Oh ! Que saudades que tenho



Da aurora da minha vida,



Da minha infância querida



Que os anos não trazem mais !



Que amor, que sonhos, que flores,



Naquelas tardes fagueiras,



À sombra das bananeiras,



Debaixo dos laranjais !



Como são belos os dias



Do despontar da existência !



- Respira a alma inocência



Como perfumes a flor;



O mar é - lago sereno,



O céu - um manto azulado,



O mundo - um sonho dourado,



A vida - um hino d'amor !



Que auroras, que sol, que vida,



Que noites de melodia



Naquela doce alegria,



Naquele ingênuo folgar !



O céu bordado d'estrelas,



A terra de aromas cheia,



As ondas beijando a areia



E a lua beijando o mar !
Oh ! dias da minha infância !



Oh ! meu céu de primavera !



Que doce a vida não era



Nessa risonha manhã !



Em vez das mágoas de agora,



Eu tinha nessas delícias



De minha mãe as carícias



E beijos de minha irmã !



Livre filho das montanhas,



Eu ia bem satisfeito,



Da camisa aberta o peito,



- Pés descalços, braços nus -



Correndo pelas campinas



À roda das cachoeiras,



Atrás das asas ligeiras



Das borboletas azuis !



Naqueles tempos ditosos



Ia colher as pitangas,



Trepava a tirar as mangas,



Brincava à beira do mar;



Rezava às Ave-Marias,



Achava o céu sempre lindo,



Adormecia sorrindo



E despertava a cantar !.........................................................................................



Oh ! Que saudades que tenho



Da aurora da minha vida,



Da minha infância querida



Que os anos não trazem mais !



Que amor, que sonhos, que flores,



Naquelas tardes fagueiras,



À sombra das bananeiras,



Debaixo dos laranjais !
A valsa


Tu,
ontem,
Na dança
Que cansa,
Voavas Co'as faces
Em rosas
Formosas
De vivo,
Lascivo
Carmim;

Na valsa
Tão falsa,
Corrias,
Fugias,
Ardente,
Contente,
Tranqüila,
Serena,
Sem pena
De mim!
Quem dera
Que sintas
As dores
De amores
Que louco Senti!
Quem dera
Que sintas!...
— Não negues,
Não mintas...
— Eu vi!...
Valsavas:
— Teus belos
Cabelos,
Já soltos,
Revoltos,
Saltavam,
Voavam,
Brincavam
No colo
Que é meu;
E os olhos
Escuros
Tão puros,
Os olhos
Perjuros
Volvias,
Tremias,
Sorrias,
P'ra outro
Não eu!
Quem dera
Que sintas
As dores
De amores
Que louco
Senti!
Quem dera
Que sintas!...
— Não negues,
Não mintas...
— Eu vi!...
Meu Deus!
Eras bela Donzela,
Valsando,
Sorrindo,
Fugindo,
Qual silfo
Risonho
Que em sonho
Nos vem!
Mas esse
Sorriso
Tão liso
Que tinhas
Nos lábios
De rosa,
Formosa,
Tu davas,
Mandavas
A quem ?!
Quem dera
Que sintas
As dores
De amores
Que louco
Senti!
Quem dera
Que sintas!...
— Não negues,
Não mintas,..
— Eu vi!...
Calado,
Sózinho,
Mesquinho,
Em zelos
Ardendo,
Eu vi-te
Correndo
Tão falsa
Na valsaVeloz!
Eu triste
Vi tudo!
Mas mudo
Não tive
Nas galas
Das salas,
Nem falas,
Nem cantos,
Nem prantos,
Nem voz!
Quem dera
Que sintas
As dores
De amores
Que louco
Senti!
Quem dera
Que sintas!...
—Não negues
Não mintas...
— Eu vi!
Na valsa
Cansaste;

Ficaste Prostrada,
Turbada!
Pensavas,
Cismavas,
E estavas
Tão pálida
Então;

Qual pálida
Rosa
Mimosa
No vale
Do vento
Cruento
Batida,
Caída
Sem vida.
No chão!
Quem dera
Que sintas
As dores
De amores
Que louco
Senti!
Quem dera
Que sintas!...
— Não negues,
Não mintas...
Eu vi!

Visitantes On line