31 de março de 2008

Aprendendo sempre...


Hoje dia 31 de março, olhando na folhinha de Nossa Senhora Aparecida, descobri que estamos na segunda semana do Saltério.
Sou católica, mas não sabia o que isso significava.
Muitas vezes deixamos passar as coisas que não sabemos com a justificativa de que não temos tempo.
Mas nunca é tarde para aprender não é mesmo...
O 1º Domingo da Quaresma começa com a primeira Semana do Saltério.Na quarta-feira de cinzas e nos dias seguintes, tomam-se os Salmos da quarta semana do Saltério.
Depois da oitava da Páscoa, retoma-se a segunda semana do Saltério, na segunda-feira, após o Segundo Domingo da Páscoa.

"O Saltério é o conjunto dos 150 salmos da Bíblia. É prática litúrgica, tanto entre judeus quanto cristãos, o uso de salmos do Saltério como cânticos entoados pela congregação."

"Você tem razão. O saltério é para nós uma fonte inesgotável de espiritualidade. É a coleção dos cânticos religiosos de Israel composto por 150 Salmos. Os Salmos foram escritos em épocas diversas e por autores diferentes, embora muitos sejam atribuídos a Davi.

A palavra "saltério" vem do Grego, psaltérion, que era um instrumento de cordas que acompanhava a execução dos cânticos. Era algo muito parecido com uma harpa. Era um costume judaico que houvesse no Templo cantores e instrumentistas. De acordo com o Livro dos Juízes 21, 19-21 e o Segundo Livro de Samuel 6, 5.16, as festas religiosas eram celebradas com danças e cantos.

Pelo Antigo Testamento, sabemos que o povo se valia dos Salmos para entrar em contato com Deus. Através dos Salmos, o Povo de Deus fazia orações de súplica, louvores e agradecimentos.

No Novo Testamento, também várias vezes Jesus cita os Salmos. Por exemplo, em suas orações antes de morrer: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?" (Salmo 21, 2); "Em vossas mãos entrego o meu espírito" (Salmo 30, 6). Certamente Maria, na oração do Magnificat, os Apóstolos e toda a Igreja Primitiva e, na caminhada da Igreja, milhões de pessoas também rezaram muitas vezes com Salmos. E, até hoje, eles continuam sendo uma forma muito eficaz para entrar em contato com Deus.

O saltério agrupa poemas de gêneros literários variados, de acordo com a intenção de seu autor. Existem os hinos que nos convidam a louvar a Deus, pelas maravilhas realizadas na natureza, principalmente pela obra da Criação (Salmos 8, 33, 84, 150).

Outros Salmos são súplicas ou lamentações. Embora se dirijam a Deus, não são salmos de glória. Seu principal propósito não é cantar a glória e o poder de Deus. Após invocar o Espírito de Deus, o salmista pede socorro, através de uma prece ou expressão de confiança no poder do Senhor (Salmos 12, 25, 60, 130).

Existem também os salmos de ação de graças. Nestes, o essencial é o agradecimento e o louvor ao Senhor que ouve nossa oração (Salmos 12, 20, 29, 117, 123).

Na introdução ao Livro dos Salmos, da Bíblia Ave-Maria (p. 31), há uma relação dos salmos mais belos, agrupados de acordo com seu tema principal.

Eis aqui alguns temas:
o Salmos de confiança: 22, 26, 120, 130.
o Ensinamentos da sabedoria: 1, 31, 36, 118.
o Meditações: 8, 9, 11, 35, 38, 48.
o Louvores: 7, 18, 28, 46, 92, 95, 96, 97, 145.
o Lamentações: 24, 31, 32,43.
o Ação de graças: 33, 65, 102, 135.

Dada a atualidade e a importância dos Salmos, a Igreja faz deles sua "oração oficial". Os fiéis cristãos, ao recitarem os Salmos, à luz do Ressuscitado, descobrem neles a renovação da Aliança. Por isso, com toda certeza podemos afirmar que os Salmos são a esperança do Povo de Deus cantada em forma de poesia."( Maciel M. Claro)

Nenhum comentário:

Visitantes On line