5 de outubro de 2008

Vento Solar

As coisas que aprendemos nas músicas sempre são muito engraçadas. Passeando pela internet, achei a expressão vento solar, e ela existe mesmo. Eu não sabia. Achava que era puro romantismo do "Nenhum de Nós"

Um girassol da cor do seu cabelo:

Vento solar e estrelas do mar
A terra azul da cor de seu vestido
Vento solar e estrelas do mar
Você ainda quer morar comigo

Se eu cantar não chore não
É só poesia
Eu só preciso ter você por mais um dia
Ainda gosto de dançar, bom dia,
Como vai você?

Sol, girassol, verde vento solar
Você ainda quer morar comigo
Vento solar e estrelas do mar
Um girassol da cor de seu cabelo

Se eu morrer não chore não
É só a lua
É seu vestido cor de maravilha nua
Ainda moro nesta mesma rua,
Como vai você?
Você vem, ou será que é tarde demais?

O meu pensamento tem a cor de seu vestido
Ou um girassol que tem a cor de seu cabelo

Pois bem, segundo a super Wikipédia, Vento Solar é:
O vento solar è a emissão contínua de partículas carregadas provenientes da coroa solar. Essas partículas podem ser elétrons e prótons além de sub-partículas como os neutrinos.

Próximo da Terra a velocidade das partículas é em torno de 400 a 800 km/s, sua densidade gira algo próximo de 10 partículas por centímetro cúbico.

Variações na coroa solar devido à rotação do Sol e às suas atividades magnéticas fazem o vento solar ficar variável e instável, exercendo influência nos gases ao redor da estrela e planetas próximos a ela.

Exemplo do efeito do vento solar são as caudas cometárias, que tem sua orientação conduzida pela direção do vento solar que também influi nos campos magnéticos planetários, as magnetosferas, pois defletem as partículas, impedindo-as de chegar às superfícies dos planetas.

A deflexão das partículas do vento solar varia conforme o campo magnético do planeta: quanto maior a intensidade magnética, maior será a deflexão.Quando ocorrem as explosões na superfície do Sol, aumenta a emanação de radiação, a densidade de partículas carregadas cresce, o que gera uma tempestade magnética que deforma a magnetosfera e produz fenômenos como as auroras polares.

Além de influir na propagação das ondas de rádio, o vento solar pode influir no comportamento da atmosfera da Terra, pois as partículas carregadas podem alterar a ionização na alta atmosfera, e conseqüentemente aumentar a possibilidade de tempestades magnéticas. O mecanismo exato da formação do vento solar não é conhecido, sabe-se que é composto por plasma de elétrons, prótons, sub-partículas e partículas carregadas de átomos ionizados mais pesados, que presumivelmente são acelerados pelas reações termonucleares do Sol em todas as direções em velocidades muito altas, em média 400 km/s.

Como o vento solar é responsável pela aparição de caudas nos cometas e pela forma do halo magnético em torno dos planetas, pode ter também efeitos mensuráveis no rastro de vôo de veículos espaciais; sua composição reflete a da coroa solar. Quando as erupções do Sol são violentas, podem resultar em tempestades geomagnéticas na Terra, estas influem diretamente no clima do planeta. Atualmente os cientistas estão conseguindo as primeiras visões amplas, do campo magnético global e tempestades magnéticas da Terra, as observações estão sendo feitas a partir do satélite IMAGE (Imager for Magnetopause to Aurora Global Exploration) que está localizado bem acima do pólo norte, tendo uma ampla visão do planeta.

Achei muito interessante.

Nenhum comentário:

Visitantes On line