13 de agosto de 2009

Nossos preconceitos


Na terça-feira estava muito apreensiva, cheguei apressada, pronta para sair. Com uma sensação super estranha.
Mas com o tempo você fala, fala e fala e ouve, ouve aquilo que precisa ouvir, ainda que na hora não seja motivo de alegria; e como isso acalma. Conversei sobre coisas que me atormentaram pelos últimos treze anos.

Foi reconfortante falar sem ter medo de ser repreendida, censurada ou criticada. O mais engraçado foi que ouvi que precisamos resolver uma coisa de cada vez. Que já tenho preocupações demais e problemas demais para sofrer por mais um. Ele me disse - dê um tempo - para muitas coisas e não pense nisso. Resolva uma coisa de cada vez e pare de se preocupar com os outros, preocupe-se com você, porque se você não cuidar de você ninguém vai cuidar.

Achei fantástico, recebi um conselho para me preocupar comigo. Tá na hora de ser egoísta, de ter tempo para você, de fazer aquilo que você quer, pelos motivos que você quer.

Normalmente a gente se sente culpado quando age apenas pensando em si mesmo, mas ele me fez perceber que passei toda a minha vida fazendo aquilo que os outros queriam de mim, desde minhas escolhas familiares, escolares, profissionais, e sentimentais, e que aprendi a me adequar a tudo isso e gostar; ainda bem, afinal ficar reclamando o tempo todo não é bom para ninguém.

Só que agora já tenho idade e maturidade suficientes para fazer aquilo que eu quero, sem ter que pedir autorização. Agora posso fazer uma lista, uma lista real de tudo que quero. Eu gosto dos rituais, das listas, das possibilidades. Agora posso fazer planos baseados apenas em mim e em minhas escolhas e dar concretude a tudo isso.

O mais interessante é que muitas vezes eu tenho medo de decepcionar os outros, mas às vezes é preciso escolher, decepcionar os outros ou decepcionar a você mesmo.

Meu mundo se abriu........ ficou cheio de possibilidades.

Preciso pensar em mim, no que quero e o restante será por acréscimo. Fantástico. Absolutamente fantástico.

Tenho rezado bem mais depois de terça-feira. Minha fé só tem aumentado. Me confessei na quarta-feira e recebi o mesmo conselho, de outra forma claro, mas nada de ficar por aí arrastando corrente não é mesmo.

Acho que 2009 começou no dia 11 de agosto. E parece que agora realmente pode dar tudo certo.
Amanhã tenho pós, no sábado também, tenho um curso no domingo o dia todo. Agenda cheia e eu adoro isso, mas agenda cheia de coisas que quero.

E tenho desde então pensado seriamente em fazer outra faculdade, o desejo é real, imaturo ainda, precisa crescer, mas ainda sou tão jovem, tem gente que começa faculdade aos 30, tenho apenas 23.

Quero viajar, mas quero ir sozinha, acho que vou falar com minha mãe por telefone e ficar uma semana na casa da minha avó, para que ela tenha tempo de se acostumar com a idéia. (risos). Mas às vezes caminhar sozinho é a melhor forma de chegar a algum lugar.

Vou retomar antigos sonhos e projetos, daqueles que a gente tem medo até de comentar com si mesmo. Rsrs.

Estou caminhando pela rua em ritmo de avassaladoras: "Se as coisas são como devem ser avassaladoras serão, nossas vidas então. Quando eu não caibo mais em mim... O mundo cabe na palma da minha mão".

Nenhum comentário:

Visitantes On line